Central de Transplante de Sergipe recebe doação de múltiplos órgãos

A Central Estadual de Transplante (CET), gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou nesta quinta-feira, 17, que recebeu uma doação de córneas, fígado e rins, graças à parceria com o Hospital Regional de Itabaiana. O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) realizou o transporte do fígado e dos rins até o Aeroporto Santa Maria, que foram disponibilizados para o Sistema Nacional de Transplante e seguiram com destino a Fortaleza. As córneas serão transplantadas em pacientes do estado de Sergipe.

O doador, um jovem de 29 anos, deu entrada no Hospital Regional de Itabaiana, com quadro de intoxicação, chegou transferido de Propriá, já em estado muito grave, após parada cardíaca. Apesar da reanimação, o quadro evoluiu para um rebaixamento do nível de consciência. Depois de 24 horas foi iniciada a investigação, através de exames, e a confirmação da morte encefálica ocorreu após 72 horas.

Após diálogo da Organização de Procura de Órgãos (OPO) com a família, foi autorizada a doação. “A partir daí nos preparamos para realizar toda a logística com equipe de captação, quais os órgãos seriam ofertados, transporte do paciente para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e, no início da manhã desta quinta-feira a equipe credenciada pelo Ministério da Saúde (MS) composta pelos cirurgiões Dr. Antônio Alves Júnior e Dr. Luiz Bulhões realizaram a captação dos órgãos. A morte encefálica do doador foi confirmada no HR de Itabaiana e a captação dos órgãos realizada no HUSE”, explica a enfermeira da Central de Transplante, Flávia Noronha.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Regional de Itabaiana e plantonista da UTI, Carlos Francisco Barroso Torres, os órgãos seriam captados no próprio hospital, mas como havia a possibilidade de doação do coração, o paciente foi encaminhado para o HUSE, que dispõe de máquina de circulação extracorpórea, necessária para realização do procedimento.

“Nós continuamos com o trabalho de manter o paciente estável, com os órgãos em funcionamento. Então entrei em contato com a regulação da ala vermelha que prontamente acionou o SAMU. Toda a gestão já estava ciente do quadro e colaborou extremamente para que tudo acontecesse de uma forma muito rápida. Infelizmente não conseguiram captar o coração, provavelmente por conta da parada cardíaca que pode causar lesão no músculo cardíaco. Participar disso tão ativamente, cuidando do paciente com toda a equipe envolvida no processo, foi muito gratificante”, comenta Dr. Carlos.

Doação

A Central de Transplante funciona no anexo do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e o telefone para contato é (79) 3259-2899.

“Nós da Central de Transplante estamos muito gratos e felizes em iniciar o ano com mais uma doação de múltiplos órgãos. Nossos sinceros agradecimentos à família que autorizou a doação, à Secretaria Estadual de Saúde, ao Hospital Regional de Itabaiana, à Organização de Procura de Órgãos (OPO), ao SAMU 192 Sergipe e ao Hospital de Urgência de Sergipe – HUSE. A morte é um momento doloroso e difícil para família, mas neste momento de perda é possível beneficiar outras pessoas que estão sofrendo com a esperança de uma vida melhor ou mesmo continuar a viver. Doar é um ato de solidariedade, de amor”, ressalta a enfermeira Flávia Noronha.

Fotos: CET

Publicado: 17 de janeiro de 2019, 16:38 | Atualizado: 18 de janeiro de 2019, 12:20