Estudantes do Centro de Ensino Grau Técnico visitam os serviços de coleta e laboratórios do Hemose

Com o intuito de promover a conscientização e multiplicação da informação sobre a importância da doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) disponibiliza o serviço de visita técnica. A primeira atividade do ano aconteceu nesta quinta-feira, 17, com a participação de alunas do curso técnico em enfermagem, do Centro de Ensino Grau Técnico.
Inicialmente, o grupo participou de uma palestra de sensibilização sobre a doação de sangue e o cadastro para doador de medula óssea. Em seguida, percorreu todo o ciclo do doador, passando pelos serviços de cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta de sangue total e coleta de plaquetas por Aférese. Na etapa seguinte, elas conheceram as áreas técnicas composta pelos laboratórios de sorologia, imunodoador e receptor, produção e dispensação de sangue e hemocomponentes para rede hospitalar.
A atividade educativa encerrou no atendimento ambulatorial do Hemocentro, responsável pela assistência aos usuários portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias, como anemia falciforme, hemofilia, doença de Von Willebrand, Gaucher, entre outras enfermidades.
De acordo com a professora da disciplina Fundamentos da Enfermagem, , Cindy Souza Alves,  a proposta da visita é apresentar ao futuro profissional de saúde o funcionamento prático do serviço de hemoterapia. “Em minha disciplina, eles tem o conhecimento teórico, mas hoje, elas puderam perceber as especificidades do serviço de forma geral desde à sua importância até a liberação do sangue para o tratamento de pacientes nos leitos dos hospitais. Queremos incentivar a doação de sangue e a multiplicação dessas informações entre os colegas que não puderam participar dessa visita”, explicou.
Para a assistente social e gerente de Captação de Doadores, Josceline Souza, a partir das visitas técnicas, é possível levar conhecimento, esclarecer as dúvidas e sensibilizar o público para necessidade da fidelização a doação de sangue. “Elas passaram pelos dois ciclos, primeiro o atendimento ao doador depois, o processo de analises e fracionamento do sangue. Essas são informações de extrema importância, pois além de agregar conhecimento, essas jovens poderão se tornar doadoras”, destacou a gestora.
Agendamento
As instituições de ensino técnico e superior interessadas em realizar o agendamento de visitas técnicas, campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea devem entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.

Publicado: 17 de janeiro de 2019, 15:24 | Atualizado: 17 de janeiro de 2019, 15:24