Doação de sangue colabora com tratamento de pacientes

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

O acadêmico de medicina, Maxwell Nascimento Santos, começou a doar sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) em 2013. As primeiras iniciativas foram motivadas pela ação social do grupo fidelizado ao serviço, Galera Sangue Bom, do município de Nossa Senhora do Socorro. “Esse é um ato simples e salva vidas”, destacou.

Maxwell ressaltou que a doação de sangue tem uma importância especial para quem doa e, mais ainda, para quem recebe. “São muitas pessoas que precisam. Lembro que durante as campanhas do grupo, a agente trazia uma lista de pacientes para ajudar. As famílias pediam a doação de sangue pelas redes sociais”, contou ao informar que doa a cada três meses. “Salvar vidas com um gesto tão simples, essa é a minha motivação, por isso venho sempre”, salientou.

A atitude praticada com frequência pelo graduando em medicina, contou com o apoio das amigas Alayse Alcântara e Deborah Santana, que aceitaram o convite para doar, após um aniversário infantil. “Hoje foi um dia dedicado para levar felicidade para um garotinho e esperança para pacientes”, comentou a professora Alayse. “O sentimento pode ser resumido em gratidão”, acrescentou Santana.

De acordo com a enfermeira Florita Aquino, gerente de Coleta do Hemocentro de Sergipe, a doação de sangue atende desde os serviços de urgência nos hospitais até o tratamento de pacientes que utilizam o sangue como recurso terapêutico.

“O atendimento diário da demanda transfusional nos hospitais depende da atitude de voluntários que doam sangue regularmente. Independente dos pedidos de ajuda de um amigo, um familiar ou nas redes sociais. É importante que esse estímulo para doar venha da própria pessoa e que a doação se torne uma prática em sua rotina”, salientou.

Campanhas

O Hemose disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.