Almir Santana colabora com doação de brinquedos para nova brinquedoteca do Cemar

Brinquedos coloridos, lápis de cor e desenhos. O lúdico contribui  para suavizar as situações difíceis, principalmente quando se trata de crianças. Pensando nisso,  o médico do programa IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, teve a iniciativa de colaborar com a doação de brinquedos para a criação da brinquedoteca, inaugurada nesta segunda-feira, 29, no   Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar).

No centro funcionam várias especialidades, entre eles, o Ambulatório de IST/AIDS e segundo o médico Almir Santana, a brinquedoteca,ela tornará o ambiente mais leve, fazendo com que as crianças assistidas tenham mais facilidade na adesão do tratamento. “Nós podemos finalmente introduzir a brinquedoteca. Além de tirar a tensão das crianças acaba ajudando no tratamento, já que tem algo para as crianças se distraírem”, Conta.

A criação da brinquedoteca, além de contar com a iniciativa do médico Almir Santana, também teve a colaboração do professor do Colégio Master, o coordenador do curso de Artes visuais, Milton Gomes, que em um dos projetos do curso, junto aos alunos pensou e ajudou a concretizar o espaço. “Um dos grupos da disciplina viu a possibilidade de desenvolver as atividades para criar a brinquedoteca”,  conta Milton.

Para a representante das Cidadãs Positivas Nacional, Maria Jorgina Machado, as mães ficam mais tranquilas ao ver a crianças felizes, brincando. “Esse espaço ajuda as mães e crianças, já que as deixam mais calmas. Serve como uma forma de distração, tornando o momento mais leve possível.  Além disso, ajuda no tratamento, muitas crianças não têm brinquedos em casa, e ficam animais ao chegar aqui e ver um espaço para brincar.

A coordenadora representante da mulheres soropositivas de Sergipe, Fátima Souza, destaca a alegria da realização do projeto. “Agora as crianças tem lugar para brincar, para ler, para pintar, isso é muito gratificante é um sonho”, conclui.

Fotos : Flávia Pacheco ASCOM SES

Publicado: 31 de outubro de 2018, 08:41 | Atualizado: 31 de outubro de 2018, 08:41