Profissionais da coleta do Hemose orientam alunos sobre doação de sangue

Nesta quinta-feira, 25, a equipe de profissionais do serviço de Coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu alunos do Centro de Estudos da Fundação São Lucas para um trabalho de campo com o tema ‘Doação de Sangue’. No setor, o grupo recebeu informações sobre o atendimento realizado ao doador, a coleta da bolsa de sangue total e a coleta de plaquetas por Aférese.
De acordo com o técnico de enfermagem, João Batista dos Santos, quando o doador entra na sala de coleta, recebe seu kit composto por uma bolsa de material descartável junto com quatro tubos para coleta de amostras de sangue e realização dos testes de ABO, Rh, fenotipagem e sorologias. Em seguida, o voluntário lava os antebraços para iniciar o procedimento. “O doador senta nessa cadeira, recebe algumas orientações e o técnico, inicia o processo de punção da veia com melhor acesso para coletar o sangue”, explicou.
Outro procedimento do setor é a coleta de plaquetas, que utiliza a máquina de Aférese. Esse processo é similar ao da doação de sangue total, a diferença está no equipamento que retira o sangue, separa as plaquetas e devolve o sangue ao organismo. A técnica de enfermagem Jane Cleide Conceição dos Santos ressaltou que antes de realizar o procedimento o voluntário faz um teste para contagem de plaquetas, que deve apresentar resultado, acima de 230 mil unidades.
“É um processo seguro e monitorado do início ao fim em que o doador é conectado nos dois braços até a máquina. Geralmente esse tipo de doação dura em média de uma a uma hora e meia. Isso varia de doador para doador em função das veias e do fluxo sanguíneo. O organismo repõe as plaquetas doadas em 48 horas e num prazo de um mês, o voluntário poderá fazer uma nova doação”, detalhou Jane ao salientar que uma doação de plaquetas pode atender, até seis pacientes.
A professora da disciplina programa de saúde, Silvia Virgínia, responsável pelo trabalho  acompanhou os alunos. “Essa é uma atividade em que eles podem vivenciar a prática da doação de sangue e também entender a sua responsabilidade enquanto futuros profissionais de saúde. Pois esse sangue coletado aqui atende pacientes nos hospitais”, disse ao afirmar que a doação é exercício de humanidade com o próximo.
Doação
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. No dia anterior a doação de sangue é preciso dormir pelo menos 6 horas, e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede o procedimento. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 25 de outubro de 2018, 17:20 | Atualizado: 25 de outubro de 2018, 17:20