SES realiza testes rápidos em alusão ao Dia Nacional de Prevenção ao HIV/Aids no Local de Trabalho

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alusão ao Dia Nacional de Prevenção ao HIV/Aids no Local de Trabalho, comemorado dia 8 de outubro, realizou, nesta quinta- feira, 11, o  teste rápido para os servidores da SES. Assim os colaboradores tiveram acesso ao teste Da Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis.

 

No total, foram realizados 50 exames e os funcionários receberam o resultado em menos de 20 minutos. Segundo o gerente do Programa IST/AIDS, Almir Santana , a realização dessas ações contribuem para identificar o diagnóstico precoce.  “O local de trabalho é o melhor espaço tanto de prevenção quanto de mobilização para o teste porque as pessoas dão muito valor a isso. Estamos procurando fazer cada vez mais para obter diagnóstico precoce do HIV e das outras ISTs”, conta o gerente.

 

Os funcionários que fizeram o exame rápido destacam a importância e a comodidade de realizar o teste no ambiente de trabalho. “Essa ação foi muito importante  porque temos muitos funcionários que nunca fizeram o teste . Também notei que muitos homens estavam com medo de fazer. Dessa forma, a ação foi uma oportunidade. Sem falar que é muito  rápido, em menos de meia de 20 minutos é possível tirar a dúvida. Me senti super tranquila e segura por ter feito aqui, sem ter que me deslocar”, conta Maira Farias, funcionária da SES.

 

Já para Geraldo Pires, mesmo realizando os exames com regularidade, trazer os testes estimula os funcionários a não acomodar e sempre fazer os testes. “Fiz há 6 meses, deu negativo, mas a gente sempre fica ansioso”, diz.

 

O  psicólogo do programa IST/AIDS, José Augusto de Oliveira, destaca a importância da articulação do tema no ambiente de trabalho. “A melhor forma de aumentar o  acesso dos exames é fazer no local de trabalho, e como já temos experiência da unidade móvel, ajuda muito. Aqui na Saúde é a primeira vez que realizamos, e percebemos uma adesão muito grande, assim buscaremos realizar mais vezes, explica.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 11 de outubro de 2018, 17:00 | Atualizado: 11 de outubro de 2018, 17:00