Secretário de Estado da Saúde ouve demandas dos gestores municipais de SE

postado em: Notícias, Slide | 0

O secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, participou, nesta terça- feira, 26, em Estância, da Assembleia Geral Ordinária do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (COSEMS-SE) e do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), realizados na Universidade Tiradentes da região. Na oportunidade, além de solicitações, foram discutidas e pactuadas demandas de interesse dos municípios em parceria com o Estado e foram apresentados o balanço financeiro do primeiro quadrimestre da COSEMS e a Programação Pactuada Integrada de Sergipe (PPI).

Além dos secretários municipais, também participam do encontro, o diretor de Atenção Integral à Saúde (DAIS), João Lima Júnior; a diretora de Gestão de Sistemas, Márcia Guimarães; a diretora de Vigilância e Promoção à Saúde, Dora Varjão e servidores e técnicos da SES.

O secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, que está há dois meses na gestão efetiva da pasta, evidenciou a importância do constante diálogo entre os secretários municipais a fim de serem dados os encaminhamentos às demandas. Ele ressaltou, ainda, a importância de todos caminharem juntos no mesmo objetivo.

“Estou bem familiarizado com este momento porque além de médico que atuou em um hospital regional e, portanto, conhece as necessidades diárias, tenho as mesmas angústias de vocês na posição de secretário. Já fizemos um diagnóstico de cada hospital regional e é preciso deixar claro que cada um tem as suas particularidades e é com base nesse planejamento que estamos atuando. As dificuldades aqui apontadas já estão em análise pela nossa equipe gestora e com certeza avançaremos nas pautas estratégicas do SUS em Sergipe’, revela.

O prefeito de Estância, Gilson Andrade, que também participou das reuniões, destacou a importância do encontro sediado no município. “É uma honra contarmos hoje com a equipe técnica da Saúde estadual, que certamente poderá esclarecer dúvidas e tomar nota das demandas aqui expostas, o que mostra o comprometimento com a Saúde do Estado”, reconhece.

O presidente da Cosems, Enock Luiz Ribeiro, fala sobre a presença de um secretário de Estado da Saúde na reunião do colegiado. “Fico feliz com a presença de doutor Valberto porque há muito tempo não sabemos o que é a presença de um secretário de Estado da Saúde em reunião do CIE e Cosems”, conta.

E o secretário municipal de Saúde de Estância, Jorgevaldo Ramos, reitera sobre o fortalecimento da Saúde em Sergipe. “Esse diálogo entre secretários é de extrema importância para que possamos nos entender e a presença de doutor Valberto nos fortalece porque o não nós podemos até entender com explicações e atenção. O pior é o não dado com desprezo, da ausência de nem aqui vir como era o que acontecia nas gestões anteriores . O novo secretário já está mostrando a que veio pelo respeito e compromisso que demonstra”, avalia.

Fotos: Flávia Pacheco/ SES

Atualizado há

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.