Testes garantem segurança do processo de transfusão do sangue

A transfusão sanguínea é um procedimento seguro em que alguns dos componentes do sangue: plaquetas, hemácias e plasma são inseridos no corpo do paciente.  A indicação para transfusão de hemocomponentes compreende uma série de fatores clínicos como pacientes em tratamento oncológico, renal crônico, portadores de leucemias, cirurgias cardíacas e ortopédicas, hemorragias graves, recém-nascidos e portadores de doenças hematológicas, a exemplo da anemia falciforme.
Para garantir a segurança do paciente, após a coleta da bolsa de sangue total são realizados análises sorológicas que investiga a presença de vírus das seguintes doenças: HIV, Hepatites, B e C, Chagas, HTLV e Sífilis. Essas análises são parte da rotina de trabalho do laboratório de Sorologia do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde.
No serviço, os tubos com as amostras do sangue passam por testes que verifica sete parâmetros das doenças, através da metodologia Elisa e são realizados na própria unidade. Tem ainda o Teste Ácido Nucléico (NAT), que utiliza o método de biologia molecular por PCR em tempo real, especifico para detectar a presença do vírus HIV e Hepatite B e Hepatite C.
“O NAT é um teste de alta sensibilidade que foi implantado pelo Ministério da Saúde, que tem como característica a redução da janela imunológica, para verificar a presença do vírus do HIV e Hepatites B e C, em sete ou no máximo doze dias, após o contágio. Esse teste garante mais qualidade e segurança ao sangue que é transfundido no paciente”, explica o enfermeiro Reinaldo Melo, responsável técnico pela enfermagem do Hemose.
Conforme o enfermeiro os testes NAT do Hemocentro de Sergipe são realizados pelo Hemocentro da Bahia, em Salvador. “Todo esse processo leva em média 24 horas para que os hemocomponentes sejam liberados para transfusão sanguínea no paciente atendido na rede hospitalar”, alerta.
O procedimento para uma transfusão pode ser de sangue total, quando ocorre uma hemorragia grave. No geral é mais comum, serem feitas transfusões apenas dos componentes do sangue, como eritrócitos, plasma ou plaquetas para vários tipos de tratamentos das anemias ou queimaduras. Podendo ser necessário fazer várias transfusões até suprir as necessidades do organismo.
Doação de sangue
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 26 de junho de 2018, 17:20 | Atualizado: 26 de junho de 2018, 17:20