Hemose segue com captação de doadores para abastecer estoque no feriadão do Carnaval

O serviço de doação de sangue realizou 1.766 coletas para atendimento da demanda transfusional dos hospitais do Estado. Os dados do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde, são relativos aos primeiros vinte e cinco dias do mês de janeiro deste ano.
De acordo com a assistente social, Rozeli Dantas, o serviço de captação trabalha para aumentar essa estatística e assegurar o estoque de sangue no feriado prolongado de Carnaval, na segunda semana de fevereiro. “Estamos há menos de quinze dias do carnaval, por isso é importante estar falando com a população para melhorar as doações de sangue nesses dias que antecedem a festa de Momo”, destaca.
A profissional lembra que embora as doações estejam atendendo a demanda da rede hospitalar, o período requer preparação e cuidados. “Para atender os pacientes que precisam de transfusões sanguíneas contamos com a colaboração de voluntários saudáveis e dispostos em contribuir com o ato solidário da doação de sangue”, ressalta Rozeli, ao salientar que nos feriados ocorre o aumento do fluxo de veículos nas rodovias. “As doações de sangue já atendem os pacientes de rotina em diversos tratamentos, mas é nos feriados que acontece os acidentes e pode haver a necessidade de transfusão. É por isso que o hemocentro precisa preparar estoques de todos os grupos sanguíneos”, detalha.
Para a voluntária Karen Santana, a doação de sangue faz parte de sua rotina. Ela relata que começou a doar com o projeto ‘Mãos Amigas Sem Fronteiras’, com moradores do povoado de Santa Rosa do Ermírio, no município de Poço Redondo. “Iniciei a doação com os amigos desse projeto de amor ao próximo. Para mim é motivo de satisfação e de orgulho ajudar através da minha doação de sangue as pessoas, e os pacientes que necessitam”, ressalta.
Depois de coletada, a bolsa de sangue total passa pelo processo de fracionamento em, plaqueta, hemácias e plasma. Cada um desses componentes atende procedimentos específicos como cirurgias eletivas, de coração, ortopédica, ginecológica, além do tratamento continuo de pacientes com anemias crônicas, câncer, leucemias e renais.
Campanha
O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, cadastro de medula óssea, palestras e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 26 de janeiro de 2018, 17:34 | Atualizado: 26 de janeiro de 2018, 17:34