Réveillon: Governo disponibiliza equipes, insumos e equipamentos em posto médico para cobertura pré-hospitalar

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já estão a postos na Orla de Atalaia para montagem da infraestrutura necessária aos serviços pré-hospitalares que serão disponibilizados durante o Réveillon 2018, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, no próximo domingo, 31.  Cerca de 30 profissionais estarão atuando, com objetivo de oferecer os primeiros atendimentos em saúde, caso haja necessidade.

De acordo com Jurema Viana, coordenadora de Atenção Hospitalar e da Rede de Urgência e Emergência da SES, um posto médico está sendo montado no local, mediante esforços do Governo de Sergipe. “Além do posto médico, que contará com sala de estabilização, equipamentos e profissionais, a SES ainda enviará os insumos necessários ao trabalho de assistência realizado durante a festa da virada. Ou seja, estaremos enviando os recursos necessários aos serviços de saúde realizados na ocasião”, declarou Jurema.

O trabalho implica na atuação de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe, que durante a realização do Réveillon 2018, estará mantendo uma unidade de suporte avançado, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor de veículo de urgência. Além dessa, estarão presentes também duas unidades de suporte básico, sendo cada uma delas formada por condutor e técnico de enfermagem, a serem dispostas no circuito do evento de forma descentralizada para melhor atender as necessidades de urgência e emergência.

O desempenho da rede de urgência que se manterá à disposição da população nesse período e local também contará com rota de fuga e fluxo organizado de veículos com base nas orientações de profissionais da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que trabalhará conjuntamente com outros órgãos inseridos na organização do evento, entre eles a Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

Infraestrutura

O Samu ainda contará com apoio de equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que permanecerão a postos para quaisquer necessidades de remoção de pacientes. Para isso, um helicóptero estará disponível com médicos e enfermeiros do Samu e do próprio GTA.  Além do helicóptero do GTA, o quantitativo de ambulâncias de suporte básico do Samu é destaque no que diz respeito estrutura física destinada aos serviços pré-hospitalares de urgência.

“Em se tratando de ambulâncias, atualmente, o Samu dispõe de um quantitativo de unidades de suporte básico apto a dar assistência às ocorrências provenientes de todo o Estado, até mesmo antes da chegada das unidades de suporte avançado. Essa capacidade de atendimento foi possível após a entrega de 25 ambulâncias por parte do Governo de Sergipe, com objetivo de reestruturar e qualificar a logística do atendimento feito ao cidadão que necessita do serviço de urgência”, enfatizou a superintendente do Samu, Maria Lúcia Santos.

Publicado: 29 de dezembro de 2017, 16:23 | Atualizado: 29 de dezembro de 2017, 16:23