Programa Estadual IST/Aids pretende intensificar ações de prevenção em 2018

Depois de um ano intensivo de sensibilização e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, equipes do Programa Estadual IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), pretendem realizar novas ações com base nas experiências exitosas já vivenciadas. De acordo com o gerente do programa, Almir Santana, o trabalho contempla a população em geral e, em especial, os grupos mais vulneráveis ao vírus HIV, sífilis e hepatites virais, estejam eles em espaços públicos ou comerciais.

“Os 6.376 casos de HIV/Aids registrados entre adultos e crianças nos últimos 30 anos, em Sergipe, servem de referência para o aprimoramento das iniciativas deste programa, que já manteve em 2017 uma equipe coesa. Os profissionais da saúde atuaram de forma precisa e se mantiveram aptos a proporcionar o esclarecimento da população sobre o assunto, o que é de extrema importância para a redução dos índices relacionados à infecção”, explicou Almir Santana.

Primeira ação

Para iniciar as atividades do ano novo, as equipes do IST/Aids estarão sensibilizando profissionais de uma usina termoelétrica localizada no município de Barra dos Coqueiros, Região Metropolitana de Aracaju. Além de uma palestra ministrada pelo médico Almir Santana, testes rápidos serão disponibilizados através da Unidade Móvel Fique Sabendo, onde também o público presente poderá ter acesso a preservativos. Equipes da SES e da Secretaria de Saúde de Barra dos Coqueiros deverão estar presentes na ação.

“Estaremos motivando pessoas a realizarem os testes rápidos para detecção de diagnósticos precoces não só de HIV/Aids, mas também de sífilis e hepatites B e C. Diferente de uma palestra comunitária, a conscientização quando feita diretamente em empresas, tende a ter maior adesão por parte dos homens. Quando nas comunidades, a adesão maior tende a ser das mulheres”, acrescentou o médico.

Também durante o ano de 2018 o programa estará disponível para atender solicitações de empresas que desejem conscientizar trabalhadores quanto a essas infecções, considerando a idéia é de que os empresários passem a implantar o exame da sífilis nas avaliações periódicas solicitadas pelo médico do trabalho. Dessa forma, segundo os profissionais do IST/Aids, haverá maior probabilidade de obter diagnósticos antes mesmo que os sintomas venham surgir.

Publicado: 29 de dezembro de 2017, 14:11 | Atualizado: 29 de dezembro de 2017, 14:11