Enfermeira Conceição Mendonça assume Secretaria de Estado da Saúde

Por ASN | Fotos: Marcelle Cristinne

Posse da nova Secretária de Estado da Saúde (8)Enfermeiros, médicos, profissionais de saúde e autoridades políticas lotaram o auditório do Palácio dos Despachos para acompanhar a transmissão de cargo do secretário de Estado da Saúde, José Sobral, para a enfermeira Maria da Conceição Mendonça, que era a superintendente do Serviço Móvel de Urgência de Sergipe (Samu). A assinatura dos respectivos decretos pelo governador Jackson Barreto ocorreu nesta quarta-feira, dia 30.

Com a presença de diferentes representantes de classes dos profissionais da saúde do Estado, familiares e muitos servidores da SES, especialmente os chamados “samuzeiros” devidamente uniformizados, o governador do estado explicou a sua escolha pela nova gestora:

“Uma profissional muito competente, muito qualificada que conhece o dia a dia da Secretaria da Saúde, tem serviços prestados à saúde do estado e serviços prestados em nível nacional, ao Ministério da Saúde. Conhece como poucos o funcionamento da secretaria, não apenas do Samu, que era sua área específica, mas da implantação de UPAs, os hospitais aqui de Aracaju, todos os trabalhos da secretaria da saúde tem a participação de Conceição, então ela foi escolhida pela sua competência técnica de profissional comprometida com a saúde do estado”, disse o governador.

Em relação à saída de José Sobral do seu governo, após meses de um elogiado trabalho à frente de uma das pastas mais complexas da gestão estadual, Jackson afirmou que o ex-secretário solicitou o direito de colocar seu nome a serviço de um projeto político maior. “Todos nos sabemos que eu falei que no mês de maio tomaremos posição com relação à sucessão municipal. Nós atendemos ao pedido do nosso secretário e não tínhamos porque não atender um companheiro muito leal e a gente oportunizou para ele esse momento, sabendo que isso interrompe o seu belo trabalho na secretaria da saúde. Nós sabemos que temos problemas na saúde, ainda graves, mas temos consciência que a passagem de Zezinho melhorou muito a saúde”.

Dever cumprido

José Sobral disse estar alegre por poder prestar contas do muito que foi feito e também agradecido pelo governador ter realizado o ato de descompatibilização.  Segundo ele, a pasta da Saúde o ensinou a como cuidar das pessoas, numa rede que atende em média 48 mil pacientes a cada mês.

“Tenho absoluta sensação de dever cumprido e mais que isso, seguro de que as pessoas que ficarão para dar continuidade têm compromisso com o SUS e compromisso com a melhoria da qualidade da saúde. Temos ainda um sem número de ações em andamento, a serem implementadas com crescimento, desenvolvimento e investimento acontecendo em várias frentes, na oncologia na melhoria da rede materna, na melhoria da urgência e emergência, na central de regulação, na ampliação do número de UTIs e outras tantas coisas, mas também podemos falar do muito que foi feito neste período”, ressaltou.

Desafio

Para a nova gestora da SES, Conceição Mendonça, fica a responsabilidade e um desafio confiado a ela por José Sobral e o governador. Segundo ela, a partir de hoje, como enfermeira concursada da secretaria estadual, ela troca o macacão e a bota do Samu pelo jaleco do SUS de Sergipe.

“Esse compromisso e preocupação do povo de Sergipe é um desafio grande, mas nós temos coragem, vamos seguir em frente com um trabalho sério e transparente do secretário e do governador Jackson Barreto. Nós estamos dando continuidade ao trabalho do secretário, mas a SES somos todos nós. Gestão se faz com presença, metas e missão e, com certeza, nós vamos seguir em frente com esse trabalho, que tem planejamento, continuidade e não vai parar”, afirmou a nova secretária.

Histórico

Natural de Areia Branca, Maria da Conceição Mendonça Costa é enfermeira formada pela UFS, especializada em Gestão da Clínica nos Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Hospital Sírio Libanês (SP), e em Urgência e Emergência, atuando, desde 1992, na área.

A enfermeira já atuou na implantação, reorganização e adequação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192 Aracaju, que serviu como projeto piloto para o Ministério da Saúde, antes mesmo da Portaria Ministerial 2048/2002. Ela atuou também na implantação dos hospitais da Zona Norte e Sul de Aracaju, além da Urgência Psiquiátrica São José. Já participou dos projetos de implantação do Samu em todas as regiões do País, predominando as capitais. Conceição também atuou na implantação e participação das portarias das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), salas de estabilização, entre outros projetos.

No Ministério da Saúde, ficou à frente do Projeto de Implantação da Força Nacional do SUS (FN-SUS) e foi uma das responsáveis pelo comando e liderança na tragédia de Santa Maria, além de coordenar importantes missões humanitárias em todo o país, a exemplo das enchentes da Região Serrana do Rio de Janeiro, situações de desassistência no Acre, assistência indígena, enchentes no Amazonas, além da organização da Rede de Urgência em grandes eventos como: Visita do Papa ao Brasil, Jogos X-Games, Copa das Confederações, e Copa do Mundo FIFA 2014. Assumiu a Superintendência do Samu 192 Sergipe em janeiro de 2015.

Presenças

Prestigiaram o ato o vice-governador Belivaldo Chagas; o presidente da Somese, José Aderval Aragão; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Cláudia Tavares; os representantes da Academia Sergipana de Medicina e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Sec/SE, Paulo Amado e Lúcio Prado, que fizeram uma homenagem a José Sobral; do reitor da UFS, Angelo Antonioli; o coordenador do Samu de Salvador (BA) Ivan Paiva; além dos secretários de Estado do Planejamento, João Gama, de Governo Benedito Figueiredo, além dos prefeitos das cidades de Japaratuba, Socorro, Arauá e Laranjeiras; o empresário Marcos Franco, vereadores de Aracaju e lideranças políticas.

Publicado: 30 de março de 2016, 22:28 | Atualizado: 30 de março de 2016, 22:28