Oftalmologista do Huse alerta sobre a importância dos cuidados com a visão

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

O cuidado com os olhos é essencial para evitar a perda da visão. A prevenção é a chave para a cura de várias doenças. O oftalmologista é o profissional que descobre quando a visão está com algum problema, alguma doença mais séria e é ele também que é o responsável pelo uso de óculos ou lentes de contato para quem não está enxergando bem. Mas, tem gente que se arrisca e usa óculos de grau por conta própria, além de óculos de sol sem proteção, o que torna um perigo para a visão.

No Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), nos dez primeiros meses (janeiro a outubro) deste ano, cerca de 970 usuários registraram atendimentos no consultório do Oftalmologista, localizado no Ambulatório de Retorno do hospital. Muitos com corpo estranho, conjuntivite, inflamação, coceira, ardência, terçol e até mesmo início de glaucoma.

A oftalmologista do Huse, Mônica Andrade, explica que a dor nos olhos já é um sinal de alerta e pode indicar um problema mais grave, por isso, é importante procurar um médico especialista quando a dor nos olhos é intensa e o problema persiste mais de dois dias.

“O Huse é um hospital para casos urgentes e temos muitas causas de corpo estranho e traumas contusos. Motoqueiros que não usam o capacete e quando usam estão sem a viseira, lavradores que se machucam com gravetos, soldador que não usam os equipamentos de segurança para proteção dos olhos, crianças que brincam com lápis, tesouras e alicates e acabam se ferindo ou ferindo o amiguinho, gente que usa medicação nos olhos sem indicação médica, entre outras situações e que acabam agredindo ainda mais os olhos”, ressaltou.

A estudante Ana Clara de Jesus, 19, estava com uma irritação e coceira nos olhos. Ela gosta de óculos de sol, mas, afirma que não se preocupa com a proteção dos raios. Ela ficou preocupada porque estava atrapalhando os seus estudos e dificultando a sua leitura. Ela foi medicada e encaminhada para acompanhamento com um oftalmologista.

“Eu estava muito incomodada com a queimação nos olhos e a coceira, a médica me examinou e me passou um colírio para ir usando. Ela alertou que mesmo que o problema resolvesse, eu procurasse um oftalmologista para consulta e acompanhamento. Disse também que a exposição ao computador e os óculos sem proteção podem estar causando a irritação que estou sentindo”, disse.

Proteção

Aparentemente, cerca de 80% das nossas impressões são recebidas através dos olhos. Por isso, é importante proteger e cuidar dos olhos com exames regulares e oftalmológicos. Os olhos são constantemente expostos a uma série de fatores ambientais que podem irritá-los como: poeira, raios UV, partículas estranhas entre outras coisas. O importante é saber o que faz bem e o que pode prejudicar os olhos.

Exames regulares e checkups preventivos principalmente a partir dos 40 anos para verificar o glaucoma. A proteção contra raios UV, pois, a exposição a longo tempo pode levar ao espessamento da conjuntiva e à catarata, assim como ao aumento do risco da degeneração macular. Daí a importância de usar os óculos que filtrem a luz UV corretamente, com no mínimo a proteção UVA/UVB de UV 400, para garantir o bloqueio dos raios nocivos da luz na faixa ultravioleta.

Outro quesito importante é a higiene das mãos antes de tocar ou esfregar os olhos, cuidados com cremes para a região dos olhos que podem causar alergias e períodos intensos em frente ao computador deixam os olhos secos, esses são alguns cuidados para a proteção dos olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.