SES realiza oficina para construção de planos municipais

A Diretoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou na manhã desta segunda-feira, 30, o terceiro momento da Oficina de Cooperação e Apoio à Elaboração de Planos Municipais de Saúde sob a Ótica da Regionalização. O evento, realizado pela parceria SES, Ministério da Saúde e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) reuniu gestores e técnicos envolvidos na construção dos planos.

A oficina foi dirigida pela assessora do Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Regina Celi Pimenta de Melo, que veio com a missão de conversar com os gestores e técnicos de Sergipe, apresentando relatos e experiências no âmbito de análise de situação e saúde, de planos de saúde, e sugeri alguns procedimentos para facilitar o processo de discussão nas regiões de saúde, com foco na vigilância em saúde.

“A principal orientação que foi passada para o grupo na manhã de hoje é que os municípios precisam olhar cada um a sua realidade, identificar os problemas, entender porque que os problemas ocorrem para poder identificar ações e prioridades que vão compor os planos municipais de saúde”, explicou a assessora do Ministério da Saúde.

Este terceiro momento foi apenas mais um no calendário de oficinas que ainda serão desenvolvidas para qualificar os gestores na construção dos planos municipais de saúde, segundo informou a gerente de Informática e Estatística da Diretoria de Planejamento, Eliane Nascimento.

“É meta do secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, da diretoria do Cosems e do próprio Ministério da Saúde oferecer o mais amplo conhecimento possível aos gestores e técnicos dos municípios para que possam construir planos de saúde viáveis e dentro das necessidades dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS)em cada território”, reforçou Eliane Nascimento.