Protocolo Estadual de Quimioterapia será lançado amanhã, 23

Por Luiza Sampaio | Foto: Ricardo Pinho

DCIM102GOPRO

Após alguns meses de trabalho, está pronto o Protocolo Estadual de Quimioterapia Antineoplásica, voltado para a oncologia clínica, oncologia pediátrica e hematologia. A solenidade de lançamento será nesta quarta-feira, 23 de março, às 19h, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese).

O documento preconiza a uniformização do tratamento de câncer em Sergipe, através da quimioterapia, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o que há de mais moderno e atual na assistência médica existente para a doença.

O Protocolo Estadual de Quimioterapia Antineoplásica, que foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Saúde de Aracaju, a Sociedade Sergipana de Cancerologia, busca aperfeiçoar o serviço oferecido aos pacientes oncológicos, criando um padrão de qualidade, como explica a integrante da Coordenação da Atenção Hospitalar da SES, Rosely Mota Rocha.

“Foram 18 reuniões semanais com a participação de membros das instituições envolvidas, levando em conta as Portarias e Protocolos do Ministério da Saúde, além do Protocolo já existente no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), que foi revisado e atualizado”, detalhou.

Com a implantação do Protocolo Estadual, além da otimização do tratamento e a melhoria da resolutividade do serviço, será possível a padronização dos medicamentos oncológicos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Os profissionais das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Huse e do Hospital de Cirurgia também estiveram envolvidos no processo. “São três volumes, cada um contemplando uma área específica: oncologia clínica, pediátrica e hematologia. Eles serão distribuídos para os serviços com assinatura do Termo de Compromisso”, informou.

Para a implantação do Protocolo, está sendo feita a aquisição das medicações padronizadas. “Serão realizadas oficinas de sensibilização para os profissionais das Unacons, para que eles tenham ciência da importância do Protocolo e o utilizem em sua rotina de trabalho”, completou Rosely, lembrando que o documento será revisado anualmente.

 

O quê? Solenidade de lançamento do Protocolo Estadual de Quimioterapia Antineoplásica

Quando? Quarta-feira, 23 de março de 2016

Horário? 19 horas

Local? Auditório da SOMESE. Rua Guilhermino Rezende, 426. Bairro São José.

Publicado: 22 de março de 2016, 15:31 | Atualizado: 22 de março de 2016, 15:31