Hospital Regional de Lagarto atende mais de 600 usuários no fim de semana

Por Tito Lívio de Santana

Hospital de LagartoResponsável  por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, atendeu pouco mais de 600  usuários  do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o último fim de semana.

De acordo com os dados cadastrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS),  entre a sexta-feira (18) e o domingo (20), 603 pacientes foram assistidos pela unidade, entre atendimentos clínicos, pediátricos, ortopédicos e cirúrgicos.

Os registros do último final de semana mostram que o HRL  atendeu 29 vítimas  de acidentes de trânsito, sendo que destas  89,6%, ou seja 26, foram de casos envolvendo motocicletas e motonetas.  No mesmo período, o Hospital Regional de Lagarto recebeu apenas uma vítima de acidente automobilístico e duas de atropelamentos.

Deram entrada no HRL, ainda, oito vítimas de agressão física, oito pacientes por intoxicação, um por mordida de cão e três por picadas de animais. Outros  31 usuários também foram atendidos, vítimas de vários tipos de queda (da própria altura, de telhados, escadas e árvores), 12 por traumas diversos, um por queimadura e outro por ferimento de arma branca.

Dados anuais

Este ano, tanto os acidentes de trânsito quanto as quedas têm sido responsáveis  por grande número de pacientes atendidos no Pronto Socorro do HRL. Somente as vítimas de quedas já totalizam 548 nos dois primeiros meses de 2016, representando 5,5% dos quase 10 mil usuários do SUS assistidos entre janeiro e fevereiro na unidade. Já os pacientes acidentados no trânsito atendidos pelo Hospital Regional de Lagarto já são quase 470, sendo 21 vítimas de atropelamento, 24 de acidentes automobilísticos e 421 envolvendo motocicletas e motonetas.

Publicado: 21 de março de 2016, 19:39 | Atualizado: 21 de março de 2016, 19:39