Psicólogas apresentam projetos do Huse durante congresso em Gramado

Apesar de ser uma realidade comum a todos, lidar com a morte continua sendo muito complicado para a grande maioria das pessoas. No leito de um hospital, por exemplo, profissionais de saúde ainda sentem dificuldade no momento de conversar com o paciente ou com o familiar sobre tal assunto. Pensando em desmistificar esse tema, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), através do Núcleo de Cuidados Prolongados, realiza quinzenalmente na Ala 300, o “Projeto Conversando sobre a Morte”, reunindo psicólogos, pacientes e acompanhantes para discutir o assunto.

Diante da aceitação desse projeto no hospital, a psicóloga e uma das fundadoras do projeto, Márcia Melo, participou do Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar, realizado no período de 30 de agosto a 2 de setembro, na cidade de Gramado – Rio Grande do Sul. Na ocasião, ela apresentou dois projetos desenvolvidos no Huse, um deles é o ‘Conversando Sobre a Morte’, que tem o apoio das médicas do Núcleo de Cuidados Prolongados e equipe, além do ‘Rodas da Vida’, já conhecido no hospital e idealizado pelo médico clínico da Ala 400, que tem os acompanhantes como protagonistas no cenário hospitalar.

Os trabalhos foram muito bem recebidos pelos participantes do congresso e principalmente no sentido de que é uma estratégia voltada para os profissionais. É importante que desenvolvam ações para que se fale sobre experiência do trabalho, para que se fale sobre luto, sobre morte com os profissionais e foi muito rico e estimulante no sentido que continue. O tema do congresso foi ‘Novos Caminhos e Novas Demandas’, uma necessidade de ter intervenções diferenciadas. Além de olhar para o paciente e acompanhante, também se ofereçam intervenções para os profissionais e que isso se reverta em uma prática, uma qualidade do atendimento e da assistência dentro desse contexto”, explicou a psicóloga.

Os projetos foram apresentados também por outras quatro psicólogas do Huse e através dos baners montados no auditório do evento, os temas foram debatidos com os participantes sobre como é o processo de enfrentamento, a abordagem aos familiares, a questão da comunicação e tudo que envolve o contexto morte dentro de uma unidade hospitalar.

Publicado: 22 de setembro de 2017, 17:32 | Atualizado: 22 de setembro de 2017, 17:32