Soros: falta de abastecimento por parte do Ministério da Saúde inspira necessidade regular de vacinação

postado em: Destaque 3, Notícias | 32

Em função do panorama nacional de desabastecimento ou a produção parcial de soros, tipos de imunidade usados em casos de suspeita de doenças ou quando há indícios de falhas no esquema de vacinação de um dado paciente, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mantém estratégia capaz de garantir a cobertura das unidades hospitalares inseridas na Rede Estadual de Saúde. Informações do Governo Federal apontam para problemas relacionados à produção laboratorial desses imunobiológicos.

Ana Beatriz Lira, enfermeira da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição dos Imunobiológicos (Ceadi), da SES, ressalta que pedidos de soros e vacinas são realizados mensalmente pelo órgão junto ao Ministério da Saúde (MS). Segundo ela, todos os meses, todas as vacinas, a exemplo da antitetânica, tríplice viral e rotavírus, são disponibilizadas pelo Governo Federal, cujo fluxo é mantido através de cronogramas de solicitação e de envio, com datas estabelecidas. Visto que a população contemplada pelas vacinas é a mesma, a solicitação feita a mais serve para garantir o armazenamento. As doses são enviadas juntamente com seringas pela Ceadi para as secretarias municipais, que encaminham diretamente para as Unidades Básicas de Saúde [UBS].

“No caso dos soros, a solicitação feita pela Ceadi junto ao MS é a mesma, e como esse tipo de imunidade só é utilizada em hospitais, conforme orientação médica, a Central, normalmente, encaminha doses para as unidades regionais gerenciadas pela SES. Quando há desabastecimento por parte do Governo Federal, a Ceadi envia as poucas doses disponíveis para o Huse [Hospital de Urgência de Sergipe] e quando algum hospital regional necessita recorre à unidade. As UBS, por sua vez, também são avisadas sobre a concentração de soros no Huse, a fim de que estejam cientes dos fluxos estabelecidos para garantir a maior resolutividade possível dos casos”, explicou a enfermeira.

De acordo com Ana Beatriz, a problemática nacional do desabastecimento ou da produção parcial de soros perdura há mais de um ano e reduziu consideravelmente a disponibilização de soros em estados brasileiros. Em Sergipe, os soros antitetânicos, por exemplo, constavam de 1.500 doses mensais, número esse que foi reduzido para 0,8% após o início da crise de desabastecimento por parte do MS. Nesta quarta-feira, 20, o estoque da Ceadi consta de seis ampolas desse tipo de soro.

“Além do antitetânico, os problemas provenientes do desabastecimento também afetam a disponibilização de alguns soros antiveneno. Em caso de ausência no estoque e necessidade de um dado paciente, a Ceadi pode solicitar ao MS através de relatório médico que justifique a necessidade do soro. Além disso, cada hospital pode efetuar a compra de um soro, fora dos trâmites que envolvem o Ministério. Este, por sua vez, pode recorrer a algum estado brasileiro que tenha soro em estoque, a fim de agilizar envio do  imunobiológico para  a localidade que esteja necessitando”, acrescentou Lira.

Vacinação em dia

A necessidade do uso de soros em pacientes acontece quando há irregularidades encontradas no esquema de vacinação. No caso do soro antitetânico, acontece também em situações que envolvem ferimentos graves. Em virtude disso, a enfermeira da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição dos Imunobiológicos da SES alerta os cidadãos para a necessidade de atualizar o cartão de vacinação. Além disso, alerta também para a necessidade de mantê-lo por perto a todo instante para que não seja necessário o uso de soros em situações específicas.

“Crianças de zero até menores de 15 anos de idade precisam recorrer a uma UBS até o dia 22 de setembro para atualizar a caderneta de vacinação. Estão sendo disponibilizados mais de dez tipos de vacinas, entre elas as de hepatites A e B, BCG, varicela e penta. As vacinas de rotina servem para o combate de várias doenças, a exemplo da meningite C, tétano e hepatites A e B. É, portanto, de suma importância que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para receberem as doses”, alertou a enfermeira.

 

Atualizado há

32 Responses

  1. Nike Zoom

    rqqxtyrdr,A fascinating discussion is definitely worth comment. I do think that you ought to publish more on this topic, it may not be a taboo oueyqft,subject but generally folks don’t talk about such subjects. To the next! All the best!!

  2. Yeezy Shoes

    Game Killer Apk Download Latest Version for Android (No Ad) … Guess not because Game killer full version app is not available on Play store.

  3. Nike Air Vapormax Flyknit 2

    nzcottathr,A fascinating discussion is definitely worth comment. I do think that you ought to publish more on this topic, it may not be a taboo sbekdkam,subject but generally folks don’t talk about such subjects. To the next! All the best!!

  4. Yeezy 350

    aaitdzssrat,We have a team of experts who could get you the correct settings for Bellsouth net email login through which, you can easily configure your email account with MS Outlook.

  5. Air Max 270

    O’Neill expressed optimism about the economic outlook and stressed that according to the latest data released by Goldman Sachs Group, the global economic situation may soon stop falling.

  6. Nike Outlet store

    The president continued: When Bernie Sanders made certain statements the other day, I said, ‘Well, that’s the end of his campaign.’ Then, what happened is everybody agreed with him.

  7. mojang minecraft download

    What i do not realize is in fact how you are not really
    a lot more well-preferred than you may be now. You’re so intelligent.
    You realize therefore considerably in terms of this subject, produced me in my view consider it from a lot of numerous angles.

    Its like men and women don’t seem to be interested except it is something to do with Lady gaga!
    Your personal stuffs excellent. All the time deal with it up!

  8. how to download minecraft free

    Hi there! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing many months of hard work due to no backup.
    Do you have any methods to protect against hackers?

  9. Cheap NFL Jerseys

    After months of brain fog, memory problems, and word-finding issues I’d assumed were related to the stress of grad school, an MRI revealed a tumor in my brain—anaplastic astrocytoma grade 3, to be exact, in the same class as highly terminal glioblastoma. One craniotomy, an ICU stay, and a pathology report later, I found myself staring blankly as a doctor explained that the chemo I needed would likely destroy my chance of getting pregnant someday, should I ever want to do so.

  10. g

    I think the admin of this site is really working hard in favor of his web site, as here every data is quality based stuff.

  11. tinyurl.com

    It’s not my first time to pay a quick visit this site, i am
    browsing this web page dailly and take pleasant information from here all the time.

  12. gamefly free trial 2019 coupon

    You can definitely see your expertise in the article you write.
    The sector hopes for more passionate writers like you who aren’t afraid to mention how they believe.
    All the time go after your heart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.