SES já investiu este ano mais de R$ 8 milhões na compra de insulinas

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já investiu, com recursos próprios, de janeiro deste ano até este mês, mais de R$ 8 milhões em compra de insulinas de caneta, que são distribuídas à população pelo Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case). Para se ter uma ideia, este ano já foram entregues aos usuários da unidade mais de 124 mil insulinas. Em 2016, no total, o Estado gastou mais de 10 milhões de reais com a compra do medicamento.

 

Segundo Taís Andreza Costa, farmacêutica do Case, o número de insulinas entregues à população tem crescido, mas o serviço continua regularizado e o estoque do Centro está totalmente abastecido do medicamento.

 

“O número de canetas de insulinas distribuídas este ano é superior ao que foi entregue no mesmo período do ano passado e isso é bom porque prova que o Estado vem fazendo grandes investimentos e, principalmente, mantendo o serviço regularizado. Estamos com o estoque abastecido e quem faz uso da insulina e é usuário do Case não tem ficado sem o medicamento”, disse.

 

A vendedora Patrícia de Carvalho, por exemplo, que vai retirar no Case todo mês insulina para sua mãe que é diabética, confirma a regularização do serviço e diz que a distribuição do medicamento é de suma importância para a população. “Se não fosse o Case não sei o que seria da minha mãe porque a insulina é muito cara e não temos condições financeiras para comprar o medicamento. Todo mês venho pegar a insulina e sempre saio satisfeita do Case. É um serviço muito bom”, ressalta.

 

Ampliação

Atualmente, o Case distribui quatro tipos de insulina: a glargina, detemir, lispro e a asparte. Porém, de acordo com a farmacêutica, a SES está providenciando a aquisição de mais um tipo de insulina, a degludeca, para ser fornecida pelo Case.

 

“A Secretaria está providenciando um novo protocolo para incluir a degludeca nas insulinas que são distribuídas pelo Case. E isso será muito bom para a população porque este medicamento é uma das melhores insulinas que há no mercado hoje”, conta.

Cuidados

As pessoas que têm diabetes tipo 1 ou 2 precisam repor a insulina, que é um hormônio, para controlar a glicose no sangue. E quem faz uso deste medicamento deve ter alguns cuidados em relação ao armazenamento das insulinas, como explica Taís.

 

“A caneta de insulina que ainda não foi aberta deve ser colocada na geladeira. Depois de aberta, ela tem que ser guardada em um ambiente que não tenha muito calor. E o mais importante: a insulina tem que ser mantida longe da luz e da umidade. As pessoas costumam guardar o medicamento na cozinha ou no banheiro, por exemplo, e isso não é indicado. É preciso ter alguns cuidados para manter a eficiência e a qualidade do medicamento”, alerta a farmacêutica do Case.

Publicado: 15 de setembro de 2017, 17:51 | Atualizado: 15 de setembro de 2017, 17:51