Membros do ‘Mãos Amigas sem Fronteira’ de Poço Redondo doam sangue

Elizabete Cristina Alves dos Santos é uma doadora que há pouco mais de dois anos faz questão de estimular o ato regular de doar sangue no município de Poço Redondo. Com esse fim, a jovem criou o projeto ‘Mãos Amigas Sem Fronteira’, e cada três vezes ao ano, os voluntários colaboram com o serviço no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde.
Nesta sexta-feira, 1º, o grupo com cerca de vinte participantes realizou mais uma ação em defesa da vida. “Esse projeto foi criado em 2013, após acompanhar a necessidade de um amigo com diagnóstico de uma leucemia. Na época ele precisou de sangue e, foi ai que percebi que as pessoas não tem conhecimento do que é ser um doador. Depois dessa experiência, busquei algumas pessoas mais próximas para me ajudar na mobilização e na divulgação da importância de ser um doador regular”, lembrou satisfeita.
O compromisso de Elizabete com a doação estimula novas adesões ao serviço. O coordenador de Eventos de Poço, Vagner Alves Batista, relatou que sua participação na campanha foi motivada pelo pedido da amiga. “Ela já havia me chamado outras vezes, mas eu sempre tinha algo para fazer relacionado às minhas atividades. Hoje decidi deixar tudo, até porque não custa nada fazer algo, que sabemos que vai salvar vidas”, declarou.
As amigas Karen Santana e Alessandra França também estavam com o grupo. Elas fazem questão de participar desse momento de integração e solidariedade.  “Comecei a doar com o projeto de Bete. No início é normal sentir medo, porque tudo que é desconhecido nos causa receio. Mas depois acostumei, pois sei que é seguro e vai ajudar as pessoas que estão doentes, precisando de transfusão nos hospitais”, ressaltou Karen.
Para o dia da doação é recomendado que o doador compareça ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento. É necessário ter repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
A doação de sangue é procedimento orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados e experientes, e todo o material utilizado na coleta é descartável. A coleta de sangue funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço devem entrar em contato com o Serviço Social, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 1 de setembro de 2017, 22:45 | Atualizado: 1 de setembro de 2017, 22:45