Dia do Nutricionista é comemorado com palestras na MNSL

O Serviço de Nutrição e Dietética da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente da MNSL e a Nutril Refeições, realizou nesta sexta-feira,01, uma homenagem ao profissional nutricionista. O evento aconteceu no auditório da maternidade, onde foi desenvolvido um ciclo de palestras e atividades como aulas de Biodança e Relaxamento para funcionários, médicos, publico técnico e externo.

A comemoração está relacionada ao dia 31 de agosto, quando esse profissional, que atua na preparação de dietas e cardápios, fiscaliza a produção de alimentos em maternidades, hospitais, restaurantes, indústrias e verifica o preparo de programas alimentares públicos, comemora seu dia.

Na abertura do ciclo de palestras, o superintendente da maternidade, André Nascimento, parabenizou os nutricionistas e ressaltou a importância da categoria na casa e disse que alimentação saudável é fundamental  para a prevenção de doenças: “A saúde está ligada à alimentação. É preciso nutrir adequadamente as pessoas. As doenças passam pelo que se come, mas, tudo pode ser evitado através de uma dieta balanceada”, advertiu André.

Programação metabólica

A Programação Metabólica: O que é e como podemos intervir”, foi tema da primeira palestra que teve como facilitadora a nutricionista e mestre em Biotecnologia de Recursos Naturais, Leise Nascimento Moreira. A segunda fala foi de Luana Figueiredo e teve como tema “ Introdução Alimentar”.

“Este ano, uma palestra complementa a outra. Uma trata de DNA e a outra visa educar e introduzir os alimentos devidamente para que venha melhorar a qualidade de vida da criança”, explicou a nutricionista, Dinar Janidê, Responsável Técnica do SND/MNSL.

Durante a tarde, nutricionistas, servidores, participaram da aula de biodança com a enfermeira Maria Dígena da Silva e relaxamento com a facilitadora Gabriela Fontes Barreto. Dígena informa que a biodança foi criada pelo Psicólogo e Antropólogo Chileno, Rolando Toro. “É um sistema de desenvolvimento, renovação orgânica, integração afetiva e de reaprendizagem das funções originárias da vida”, disse a enfermeira.

Ela explicou, ainda, que a biodança tem por objetivo elevar o nível de saúde, desenvolver a comunicação, estimular a criatividade como expressão artística e renovação existencial, através da dança de exercícios de comunicação em grupo e de vivências integradoras, facilitando, dessa forma, o desenvolvimento e expressão dos potenciais humanos, cuja integração plena, resulte em saúde, alegria e bem-estar’,

Boa alimentação

Para a nutricionista da Nutril Refeições, Mariana Caldas Santos, as funções do nutricionista são desenvolvidas na área hospitalar, clínica e da saúde pública, onde avalia fatores da cultura de uma região, suas interferências político-sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde de uma população através da boa alimentação.

Depois das atividades, foi oferecido aos participantes em comemoração ao Dia do Nutricionista, uma mesa de alimentos funcionais, como legumes, cereais, verduras, sucos e salada de frutas. A ideia foi dar orientações às pessoas sobre prevenção de doenças, a partir de uma alimentação saudável.

Publicado: 1 de setembro de 2017, 22:40 | Atualizado: 1 de setembro de 2017, 22:40