Organização da regulação na Rede Hospitalar é discutida entre gestores do Huse

postado em: Notícias | 28

Integrar a Rede Hospitalar e organizar a oferta de serviços da rede de saúde do estado de Sergipe, fazendo com que cada paciente seja direcionado para a porta ideal. Esses são alguns dos principais objetivos da elaboração do Plano Diretor de Redes Hospitalares que aconteceu no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e reuniu gestores e referências técnicas das especialidades. O encontro é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde e Hospital do Coração (Hcor).

O planejamento é idealizado para os próximos 25 anos e estão inseridos no plano os hospitais, tanto da rede SUS como os da rede privada e os filantrópicos, para que se faça o reconhecimento do cenário dessa rede de hospitais que existe aqui no estado. Quando o projeto for concluído, o Huse vai deixar de absorver a demanda que é de responsabilidade de outros hospitais. Já a população, vai sair beneficiada, pois, terá sua porta ideal.

“Um exemplo disso, são os pacientes infartados e vasculares, a porta ideal é o Hospital Cirurgia, para os pacientes psiquiátricos sua porta é o Hospital São José, então, nada do que colocar no papel o que já era para está acontecendo, mas, por algum motivo desorganizou e agora vamos reorganizar a rede de saúde do estado de Sergipe. É importante que apareça rápido, a população vai sair ganhando, o serviço vai ter uma organização melhor e cada ponta vai receber a sua demanda, será redistribuído evitando a superlotação do Huse. Teremos qualidade do serviço e satisfação do usuário”, ressaltou o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela”.

O Huse terá um papel importante na construção do plano. Nos dias 17 e 18 desse mês, acontecerá um novo encontro que estará focado para as discussões nas regiões de saúde. Em Aracaju, o Huse será o anfitrião do projeto. A coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do Huse, Iza Prado, explica como vai funcionar.

“Esse projeto já vem acontecendo com a Rede Estadual Hospitalar, com o apoio do Hcor. Para isso, estamos nos organizando e conhecendo o projeto para que dia 18, a gente seja o anfitrião de todos os hospitais de Aracaju. O Dr Armando Denegre, do Hospital do Coração, vai conduzir o trabalho de pensar a rede hospitalar. A SES está construindo esse plano para toda a Rede Hospitalar do Estado, seja ele público, privado ou filantrópico. Essa reunião foi para organizar e entender o projeto”, esclareceu.

Atualizado: