Hemose: Doação de sangue contabiliza 42 coletas no ponto facultativo de São Pedro

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde registrou nesta quinta-feira, 29, ponto facultativo de São Pedro, 62 comparecimentos de doadores, que contribuíram com a efetivação de 42 doações de sangue.  Após a coleta, as bolsas seguem para os laboratórios de Sorologia, Imuhematologia e Produção dos seguintes componentes – plaquetas, hemácias e plasma, esses hemocomponentes atendem pacientes assistidos na rede hospitalar do Estado.

 

Um dos doadores que compareceram ao Hemose foi o funcionário público Anselmo Menezes Santana, que mobiliza voluntários de Lagarto para contribuir com o serviço. ”Hoje estamos aqui com dez doadores. Comecei a doar por causa de uma necessidade familiar, o diagnóstico de uma leucemia de minha esposa. Por isso, faço minha doação de sangue a cada três meses e sempre estou conversando com as pessoas para que elas possam se interessar em conhecer o serviço”, relatou

 

A doadora de sangue O positivo, Islaine Irene dos Santos, também colaborou junto com mais dezesseis membros, do grupo ‘Salvar vidas não custa nada’. “Desde que tomei conhecimento desse trabalho social, resolvi ajudar. Uma forma é a doação de sangue para as pessoas doentes que precisa de sangue. Acho muito importante esse gesto que pode salvar a vida de alguém. Temos que lembrar que hoje estamos saudáveis, mas do amanhã, ninguém sabe”, ponderou a voluntária.

 

Para gerente de Captação do Hemose, Rozeli Dantas, o crescimento da cultura do voluntariado através da prestação de serviços comunitários, está ajudando de forma positiva o serviço de doação de sangue.  “As pessoas estão mais envolvidas com as questões sociais, como a necessidade de fazer uso de sangue para alguns tratamentos de saúde. Esses dois grupos iniciaram essas mobilizações por causa de pacientes residentes em Lagarto e, agora, fizeram da doação de sangue um ato regular, que se repete pelo menos a cada três meses”, ressaltou.

 

Ela aproveitou para agradecer o apoio dos voluntários que colaboraram com a doação. “Todos que estiveram aqui na unidade estão de parabéns pela disposição e boa vontade. Eles saíram de suas casas para ajudar pessoas desconhecidas, esse de fato, é um gesto altruísta, que demonstra solidariedade com todas as pessoas que estão nos hospitais em tratamento e aqueles que precisaram dos atendimentos de urgência nos hospitais”, destacou a assistente social, Rozeli Dantas.

 

Serviços

 

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações, basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Publicado: 30 de junho de 2017, 14:48 | Atualizado: 30 de junho de 2017, 14:48