Samu mantém estrutura para atendimentos em festas de São Pedro

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe, continuarão a postos para atender possíveis ocorrências durante o Arraiá do Povo, evento promovido pelo Governo do Estado e realizado na Orla de Atalaia, em Aracaju, até 30 de junho. O posto médico montado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no local do evento tem disponibilizado ao público desde o último dia 22, três leitos de observação, um leito de estabilização e medicações. No local, um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um profissional da área administrativa trabalham durante a festa atendendo a população.

 

Além do posto, uma ambulância de suporte básico continuará presente no local para atender, exclusivamente, demandas relacionadas ao festejo. Na ambulância, um técnico de enfermagem e um condutor de veículo de urgência darão suporte à equipe do posto médico montado e podem remover com precisão pacientes que necessitem de atendimentos hospitalares. O cidadão que estiver nas imediações do Arraiá do Povo e precisar de atendimento móvel de urgência deve entrar em contato com a Central de Regulação de Urgência (CRU), através do 192.

 

Canais prioritários

 

Durante a realização dos festejos juninos na capital e no interior do Estado, o Serviço manterá canal prioritário para atender com maior precisão os cidadãos que estiverem nas festas juninas de maior proporção. Além do Arraiá do Povo, eventos realizados no Centro de Criatividade e no Gonzagão também contarão com canal, através do qual um responsável pelo espaço acionará o Samu para atendimento prioritário.

 

“No interior que possuir base descentralizada haverá uma ambulância de suporte básico ou avançado à disposição para atender possíveis ocorrências relacionadas aos festejos. Nas cidades que não possuem base do Samu haverá acionamento de ambulância que estiver em município mais próximo, a fim de garantir a assistência aos que precisarem de atendimento pré-hospitalar”, garantiu a gerente de Regulação do Samu, Denise Lucon.

 

A gerente destaca que em Nossa Senhora do Socorro o posto médico montado pela prefeitura do município contará com equipamentos de emergência disponibilizados pelo Samu. Nele, poderão ser encontrados materiais, como monitor e desfibrilador. Além disso, as equipes, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, estarão de plantão na base descentralizada situada próximo ao festejo. Os cidadãos que estiverem fora do circuito da grande festa poderão, se necessário, acionar o Samu normalmente através do 192.

 

“Já em Capela, onde ocorre festa de grande porte nesse período do ano, uma equipe de suporte básico e outra de suporte avançado continuarão de plantão na base descentralizada nesse município. Um canal prioritário estará sendo aberto na CRU para atendimento às demandas surgidas na festa, considerando também manutenção da assistência  aos demais cidadãos nas imediações através do 192”, esclareceu Lucon.

 

Atualizado há

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.