Aleitamento materno: mitos e verdades sobre alimentação

postado em: Notícias | 10

Por Morgana Barbosa

 Muitos mitos relacionados à alimentação pairam durante o período em que a mulher está amamentando. Consumir cerveja preta, alimentos a base de milho, pirão de galinha de capoeira, entre outros, acabam sendo relacionados ao, suposto, fortalecimento do leite materno ou ao estímulo à lactação. Mas será que, de fato, surte algum efeito?

A nutricionista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Jaqueline Muniz, é enfática ao esclarecer: “nenhum leite materno é fraco”. A afirmativa embasa todo o processo de conscientização para mulheres que buscam alimentos sob o pretexto de melhorar a qualidade da amamentação. “O que nós recomendamos é que haja uma alimentação balanceada. O importante é manter uma alimentação saudável”, destacou.

De acordo com a nutricionista os alimentos e costumes difundidos popularmente para fortalecer ou estimular a produção do leite, agem, na verdade, de forma psicológica. São os denominados “alimentos lactogogos”.

Em relação ao estímulo à produção do leite, o método comprovadamente eficaz é a própria sucção realizada pelo bebê. “Não há comprovação científica que indique interferência de alimentos na produção de leite materno ou qualidade da  amamentação”, acrescentou a nutricionista.

No entanto, há algumas recomendações que podem evitar as cólicas em bebês. O consumo adequado de chocolate, café e outros alimentos que contém cafeína, estão entre os cuidados que devem ser adotados. Segundo a nutricionista é indicada a ingestão de, no máximo, 30 g de chocolate, por dia, e no máximo duas xícaras pequenas de café. Além disso, devem ser evitados os alimentos gordurosos e frituras.

O consumo exagerado de peixes como o atum o dourado comum, também podem provocar prejuízos, tanto durante a gestação quanto no período de amamentação, por serem alimentos ricos em mercúrio. “Os fetos e bebês expostos a elevados níveis de mercúrio podem vir a ter dificuldade para andar e falar”, explicou Jaqueline.

As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois o álcool, além de alterar a composição do valor nutricional do leite, também interfere no aroma e pode causar outros malefícios ao bebê.

Benefícios da amamentação

O leite materno é o alimento mais completo que o bebê pode ter. É indicado que esse seja o alimento exclusivo do recém-nascido, durante, pelo menos, seis meses. Essa opção pelo aleitamento materno garante ao bebê todos os nutrientes que ele precisa nessa fase da vida, auxilia no estabelecimento da imunidade contra algumas doenças e contribui com o vínculo mãe-bebê. Além disso, a amamentação também gera benefícios para a mãe.

“A amamentação exclusiva, durante os seis meses, diminui a incidência de câncer de mama e de ovário”, declarou a nutricionista.

Quanto à necessidade de perder peso, levantada por muitas mulheres, a nutricionista alerta que não é indicado, nesse período, realizar dietas de emagrecimento.  “O próprio processo de amamentação contribui para a perda de peso”, finalizou.

Atualizado há

10 Responses

  1. how to get help in windows 10

    Hey, I think your site might be having browser compatibility issues.

    When I look at your blog site in Chrome, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, amazing blog!

  2. gamefly free trial

    I absolutely love your website.. Very nice colors & theme.
    Did you develop this site yourself? Please reply back as
    I’m hoping to create my own personal blog and would love to know where you got
    this from or what the theme is called. Many thanks!

  3. gamefly free trial

    You could certainly see your expertise within the article you write.
    The arena hopes for even more passionate writers such
    as you who aren’t afraid to say how they believe.
    All the time go after your heart.

  4. gamefly free trial

    Exceptional post however I was wanting to know
    if you could write a litte more on this subject? I’d be very thankful if you could elaborate
    a little bit further. Cheers!

  5. gamefly free trial

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point.
    You definitely know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your
    site when you could be giving us something enlightening to
    read?

  6. gamefly free trial

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the
    video to make your point. You obviously know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us something informative to read?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.