A Central Estadual de Transplante de Sergipe – CET/SE, sediada na Praça General Valadão, 32, Centro, Aracaju/SE foi inaugurada em 08/05/2000, com a função de organizar, coordenar, regular e fiscalizar o sistema de transplantes estadual, e conta com o apoio da Organização de Procura de Órgãos, sediada no Hospital de Urgência de Sergipe HUSE, assim como com o Banco de Olhos de Sergipe do HUSE.

 

Sergipe, em sua rede de transplante, conta com:

  • 05 estabelecimentos para transplante de córnea;
  • 07 equipes para transplante de córnea;
  • 01 estabelecimento para transplante renal;
  • 01 equipe de transplante renal;
  • 01 estabelecimento para transplante de Medula Óssea Autólogo;
  • 01 equipe de transplante de Medula Óssea Autólogo; 
  • 01 equipe de captação de órgãos abdominais.

 

A sugestão de Políticas Estaduais nessa área constitui uma importante iniciativa para readequação da oferta de órgãos e realização de transplantes, visando melhorar e ampliar o conjunto de ações necessárias para assegurar a transparência, justiça, equidade e igualdade material no processo de doação e transplante, buscando beneficiar toda a população sergipana e salvar vidas.

 

A participação de todo segmento da sociedade no processo Doação/Transplante é de suma importância para que os transplantes aconteçam em Sergipe, uma vez que o procedimento não depende apenas de estrutura médico/hospitalar, mas da doação de órgãos tendo em vista que o DOADOR é a mola propulsara de todo o processo. E para que a doação ocorra é imprescindível que a sociedade seja instrumentalizada sobre a importância de ser doador, que as famílias sejam acolhidas adequadamente nos hospitais, que os profissionais de saúde tenham conhecimento de como o processo deve acontecer e para isso precisa saber alguns aspectos legais.

 

Sergipe iniciou os transplantes de córnea, rim e coração na década de 80, sendo pioneiro no Norte/Nordeste a realizar o transplante cardíaco no Hospital Cirurgia, com a equipe de Dr. Teles.

 

 

Central de Transplante de Sergipe

Fone: (79) 3198-4242 / 3198-4243

E-mail: central.transplante@gmail.com

 

Banco de Olhos de Sergipe

Fone: (79) 3259-2899

Fax: (79) 3259-3491

Cel: 98824-8132

Endereço: Praça General Valadão, 32, Centro, Aracaju/SE