Colegiado de Secretários Municipais realiza assembleia geral na Secretaria de Estado da Saúde

postado em: Notícias | 38

Integrantes do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) de Sergipe participam nesta sexta-feira, 23, de uma assembléia geral ordinária, realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além de secretários de saúde dos 75 municípios sergipanos, a assembléia conta com a presença de técnicos da SES.

 

Entre os assuntos em discussão, a apresentação do fluxo de procedimentos do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju. O objetivo é expor as orientações necessárias aos secretários para que protocolos sejam obedecidos, a fim de que haja agilidade na realização de exames de alta e média complexidade.

 

“O próprio Núcleo encaminhou aos gestores municipais, em sua maioria recém empossados, o passo a passo relacionado a esses protocolos com objetivo de que as solicitações desses exames vindas do interior do Estado sejam destinadas ao Nuccar devidamente preenchidas, para que o paciente seja atendido com agilidade em suas demandas”, explicou a coordenadora de Regulação do Nuccar, Roselene Teixeira.

 

A avaliação e proposição para cumprimento da resolução Nº 307, do Tribunal de Contas (TCE) do Estado de Sergipe também foi discutida. A resolução trata de aspectos relacionados à transparência pública em relação a contratos, convênios e licitações. “Através dela, ainda precisam ser realizadas diariamente publicações das escalas de profissionais nas unidades de saúde, sendo essa ação agilizada pelos gestores municipais”, declarou o secretário executivo do Cosems, Salviano Mariz.

 

Na ocasião, os secretários municipais de saúde e gestores presentes ainda estarão realizando o balanço financeiro do Cosems em Sergipe, relacionado ao primeiro quadrimestre deste ano.  Ainda compareceram à assembléia geral o presidente do Cosems em Sergipe, Enock Luiz Ribeiro, e o diretor de Atenção Integral à Saúde (Dais) da SES, João Lima Júnior.