Na última semana, Huse registrou 2.800 atendimentos. Foram 115 vítimas de acidentes motociclísticos

Por Katiane Menezes

Fotos: Arquivo SES/FHS

Com um exame de raio-x em mãos, a dona de casa Olga Tavares, 54, esteve ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) acompanhando o filho que sofreu um acidente motociclístico e fraturou o braço. “O susto foi enorme. Graças a Deus, trouxeram para cá. O Huse é muito preparado para esses traumas e meu filho está sendo muito bem cuidado pela equipe. Ele vai receber alta e voltará na próxima semana para agendar a cirurgia”, explicou.

Assim como o filho de dona Olga, 115 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também foram atendidos no Huse no período de 23 a 29 de janeiro, vítimas de acidente motociclístico. Desse total, 24 ficaram internados em observação e para a realização de outros procedimentos.

A gerente da Área Verde Trauma, Débora Feitosa, relatou que, muitos acidentes envolvendo motocicleta continuam fazendo vítimas e aumentando as estatísticas. “Eles precisam ter mais prudência no trânsito e saber usar com mais responsabilidade esse meio de locomoção. Diariamente, são dezenas de vítimas que chegam ao Huse. O uso do capacete é muito importante e ajuda a reduzir o impacto do trauma no momento de um acidente”, frisou.

De acordo com as estatísticas do balanço semanal no hospital, foram 2.801 atendimentos totais, com 381 internações. O setor de trauma, representado pela Sutura e Ortopedia, totalizou 936 atendimentos. A Área Azul, considerada de baixa complexidade, recebeu um número considerável de vítimas: 1.203 registros de atendimentos. Desse total, 1.080 foram de baixa complexidade.

Os ambulatórios de Oncologia, Radioterapia, Retorno e Fisioterapia totalizaram 83 atendimentos. Os consultórios do Otorrino, Oftalmo e Urologista, somaram 106 pacientes. Já o Hospital Pediátrico Dr José Machado de Souza, registrou 439 atendimentos aos pequenos pacientes.

Publicado: 30 de janeiro de 2017, 15:51 | Atualizado: 30 de janeiro de 2017, 15:51