Hemose: alunos do Colégio Atheneu Sergipense iniciam campanha para doação de sangue

Por Rosângela Cruz

 

Campanha dos alunos do Colégio Atheneu Sergipense estima reunir mais de 170 alunos em uma semanaAtravés do desejo de ajudar as pessoas que necessitam fazer transfusão sanguínea, a adolescente Carine Alves Cardoso, 18 anos, decidiu estimular a doação no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Nesta terça-feira, 26, o grupo com vinte e nove estudantes realizou a primeira campanha no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

 

“Esse desejo surgiu depois que acompanhei a luta e o tratamento de um amigo que sofria com leucemia”, justificou Carine.

 

Com a participação de alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da unidade escolar, a ação solidária segue até a próxima semana para colaborar com a restauração do estoque estratégico de sangue do Hemocentro.

 

José Victor Martins Alves, 17 anos, e Joabe Varjão da Paixão, 18 anos, participaram com o mesmo sentimento: ajudar pacientes internados nos hospitais. “Há quatro anos minha mãe sofreu um acidente e precisou de sangue. Sei o quanto é importante”, revelou Victor. “Sempre tive vontade de doar. Cheguei a assistir algumas reportagens sobre o assunto. Com essa oportunidade da campanha organizada no colégio coloquei meu nome na lista. Foi tudo simples”, destacou Joabe.

 

O primeiro grupo de estudantes desta manhã foi acompanhado pela pedagoga Maria Laurentino de Lima. Ela relatou que achou a proposta da aluna importante pela questão da conscientização dos alunos e dos pais que autorizaram os filhos a doarem.

 

“A direção da escola apoiou a campanha, iremos elaborar um projeto para tornar a doação de sangue um ato regular entre os alunos”, frisou a doadora ao acrescentar que o tema será um debatido em sala de aula através de trabalhos e pesquisas.

 

A campanha integra as ações destinadas à preparação para o estoque de sangue da unidade para o período do Carnaval. Com o mote “Doe sangue e colabore para um Carnaval solidário” o Hemose espera sensibilizar a público que nunca doou para que possa conhecer o serviço e os doadores regulares que possam comparecer a unidade para renovar suas doações.

 

“Essas ações acabam despertando o interesse de voluntários, instituições e grupos com envolvimento em prestação de serviços sociais. Eles ficam sensibilizados com a causa, ligam para saber como é a doação de sangue ou, ainda, independente da ocasião, comparecem para ajudar a quem necessita”, comentou a gerente de Captação do Hemocentro, Rozeli Dantas.

 

Campanhas

 

Para realizar o agendamento de campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea é necessário entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe.

 

A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

 

Publicado: 27 de janeiro de 2016, 13:54 | Atualizado: 27 de janeiro de 2016, 13:54