Governo em ação vai a Itabaianinha e leva unidades móveis de saúde

O Projeto Governo em Ação esteve em Itabaianinha na manhã desta terça-feira, 19 e através da Secretaria do Estado da Saúde (SES), levou serviços de grande importância à população. Na ação, estiveram presentes as duas unidades móveis, que ofertaram serviços como: aferição de pressão, consultas, medição de glicose (Saúde do Homem) e testes rápidos de Aids e Sífilis (Fique Sabendo). O evento foi realizado no Colégio Estadual Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, no bairro Guilherme Campos, das 8 às 12 horas.

A unidade Fique Sabendo funciona com a coordenação do médico Almir Santana que orienta a população sobre o uso de preservativos, além de incentivar os participantes a fazerem os testes rápidos, estando vinculada ao Programa Estadual IST/AIDS. Na cidade de Itabaianinha foram disponibilizados 50 testes rápidos de HIV e 50  de Sífilis das 8 as 12 horas.  O medico ministrou palestras e orientou sobre importância do uso do preservativo e da realização dos exames que garantem segurança na saúde.

“É de grande importância fazer os exames para evitar que a doença se agrave, quando os casos são confirmados”, disse Almir. Na  Unidade de Saúde do Homem os participantes foram atendidos pelo serviço de enfermagem e, logo em seguida, passaram por avaliação médica. A proposta principal da unidade móvel é o diagnóstico precoce das doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração e colesterol, assegurando saúde integral ao homem.

Segundo o coordenador estadual de Saúde do Homem, Demétrio Sérgio dos Reis, o trabalho consiste em uma abordagem individual ou coletiva com homens e mulheres convidando a população masculina a cuidar da saúde. “Após esse primeiro encontro encaminhamos o público para consulta de enfermagem e em seguida a consulta com o clínico cardiologista. Após o atendimento é realizado o encaminhamento para a rede municipal de saúde”, informou Demétrio.

Para o homem

A Unidade Móvel Saúde do Homem foi adquirida por meio de uma doação de recursos financeiros do Tribunal de Contas do Estado, condicionado a apresentação de um projeto técnico de assistência à saúde do homem. Demétrio observou que durante a manhã foram realizados 40 atendimentos clínicos, consulta de enfermagem e informações sobre ações preventivas para promoção da saúde do homem, além de atendimento ao público presente durante a palestra.

Segundo Demétrio, esse trabalho proporciona um atendimento eficaz e direto levando a população qualidade de vida. “Para isso, a unidade móvel esteve a disposição da população oferecendo auxílio médico ao público masculino’’, observou o coordenador.

“A proposta da Unidade móvel é o diagnóstico precoce das doenças do coração, diabetes e hipertensão arterial. Para isso, esse veículo esteve à disposição da população oferecendo auxílio médico ao público masculino”, finalizou.

Publicado: 26 de junho de 2018, 16:35 | Atualizado: 26 de junho de 2018, 16:35