Central de Transplantes de SE comemora 18 anos com evento na próxima sexta-feira, 4

A Central de Transplantes de Sergipe, que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará completando maior idade na próxima sexta-feira, 4 de maio, e, em comemoração a data, será realizado no auditório do Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, das 8h às 17h30, um evento totalmente voltado para a causa, com roda de conversa sobre os desafios e conquistas da doação de órgãos, e palestras sobre a história dos transplantes no Estado e a captação de múltiplos órgãos. Além disso, a celebração contará também com a presença do integrante do projeto Asas do Bem, de São Paulo, Alexandre Barroso, que já foi submetido a três transplantes e falará sobre a importância da doação.  O evento é aberto para toda a população.

“Temos muito o que comemorar no dia 4, já que durantes esses 18 anos tivemos em Sergipe avanços significativos em relação a doação de órgãos e transplantes, mas é uma data também para chamarmos a atenção da sociedade para a importância da doação, que é um ato de cidadania que pode salvar vidas. As pessoas ainda precisam se sensibilizar mais e abraçar a causa porque o número de doações ainda é inferior à demanda. Por isso, no evento, abordaremos todo o processo de doação de órgãos e falaremos, principalmente, que a doação é um ato de amor ao próximo”, disse Benito Fernandez, coordenador da Central de Transplantes de Sergipe.

Para se ter uma ideia, em 18 anos Sergipe realizou 1.816 transplantes, sendo 1.690 de córneas, três de coração, 108 de rim e 15 de osso. Este ano, até o momento, foram 72 de córnea. Segundo Benito, a recusa familiar ainda é um dos grandes obstáculos para a doação de órgãos e tecidos. “As pessoas devem informar aos seus familiares o desejo de ser um doador porque, infelizmente, a recusa familiar ainda é muito grande, o que impede que o número de doações seja maior. Só conseguiremos diminuir isso com a participação de toda a população, afirma.

Transplante de rim

Uma das metas da SES para ainda este ano é a retomada dos transplantes de rins em Sergipe, que está parado desde 2012. De acordo com o coordenador da Central, o Estado está em negociação com dois hospitais para a volta desse procedimento. “Estamos negociando e esperamos que isso seja resolvido ainda este ano. A maior demanda no Brasil para transplantes é o de rim e em Sergipe não é diferente.  Então a retomada do procedimento no Estado é muito importante para que possamos salvar mais vidas”, ressalta Benito Fernandez.

 

Publicado: 30 de abril de 2018, 14:14 | Atualizado: 30 de abril de 2018, 14:14