Maioria de acompanhantes dos pacientes internados no Huse é mulher

postado em: Destaque 2, Notícias | 1

Uma cena comum e que pode ser vista diariamente no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) é a presença de acompanhantes de pacientes internados. Em sua maioria constituída por mulheres, com idade superior a 30 anos, familiar ou residente, quase sempre, com o paciente, essa companhia resulta em auxiliar o enfermo, além de proporcionar o apoio emocional necessário para o tratamento.

É o que está acontecendo com a dona de casa Maria Rosa Pinheiro, 46, que está há 15 dias acompanhando o pai que está aguardando uma biópsia e realizando outros exames. Ela disse que é cansativa a rotina hospitalar, mas, que não pode deixar de cuidar do pai. “É uma angústia grande aguardar o resultado de um exame desse tipo. Eu faço a permuta com a esposa dele e deixo o interior para estar aqui com meu pai. Ele não está bem, mas, Deus está no comando de tudo e vamos vencer mais essa batalha”, explicou.

O cuidado, o carinho e a atenção fazem parte da rotina dessas mulheres que estão em maioria no hospital cuidando dos pacientes. As mulheres acompanhantes são fortes, de sorriso no rosto, coração generoso e sempre prontas para uma nova missão. Pelos corredores do Huse, muitas mulheres enfrentam a dor com sabedoria e coragem.

É o caso da aposentada Lindinalva Sales, 63, o filho sofreu um acidente motociclístico e está internado aguardando uma cirurgia. “Mesmo com a idade que eu tenho, não posso deixar meu filho sem minha atenção e amor. Esses são os remédios necessários para a sua recuperação. Sou forte, batalhadora e vou superar mais essa”, informou.

O coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela, atribui esse fato a questão materna. “Historicamente falando, eu atribuo esse fato a questão da maternidade. A mulher é muito mais protetora e acolhedora do que o próprio homem, tem mais carinho, mais paciência e amor no que faz. O homem deixa para último caso, quando você vê um paciente acompanhado por um homem é porque não tem jeito mesmo, não tem outra pessoa para ficar com ele”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.