Hemose recebe Clube Amigos de Estância em tarde solidária

 Grupo fidelizado, o Clube Amigos de Estância colabora regularmente com a doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde. “Essa parceria completou quatro anos e pelo menos duas vezes ao ano convidamos os membros, marcamos a data pra doação no serviço social. Estamos todos aqui para ajudar e trazer esperança”, destacou Laura Ferreira da Silva Filha, da comissão de organização das campanhas.
Sensível à causa da doação de sangue, a estudante Crislaine Nascimento de Jesus, conseguiu doar, após a terceira tentativa, na tarde de quinta-feira, 28. “Já tinha vindo com o pessoal de Estância outras vezes, mas não tinha o peso para doar. Hoje finalmente superei o limite mínimo do peso que é exigido, e, graças a Deus, irei ajudar os pacientes de agora em diante com a minha doação e falando com as pessoas que é algo muito importante e simples”, ressaltou.
Os doadores Andrey Allyson Tavares e Italo Bruno Nascimento repetiram o gesto iniciado há um ano, na companhia de vários voluntários. “Para mim é uma alegria poder ajudar e, sabemos que esse sangue coletado aqui servirá para pacientes com vários problemas de saúde nos hospitais de Sergipe”, disse Andrey.
As campanhas organizadas através de parcerias visam reforçar a importância da doação, sensibilizar novos voluntários e fidelizar os doadores. “Com essas ações, buscamos a manutenção dos estoques de sangue. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas”, lembrou a gerente de Captação do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas. “Através do gesto desses doadores buscamos mobilizar a sociedade e ampliar o número de doadores em Sergipe”, acrescentou a assistente social.
A doação de sangue é um procedimento orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados. O material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo repõe entre dois e três dias, a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem menos do que o ser humano necessita.
Critérios
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e portar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br, ou na unidade, no setor de Cadastro. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 29 de setembro de 2017, 17:39 | Atualizado: 29 de setembro de 2017, 17:39